Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (Clínica e Reprodução Animal) Curso Strictu Sensu

Históricos e Objetivos

O curso foi criado em 1973 com o nome de Pós-Graduação em Cirurgia Veterinária e contava, inicialmente, apenas com o mestrado.

Em 1994, com o aval da CAPES, passou a se chamar Curso de Mestrado em Medicina Veterinária (Cirurgia e Clinica Veterinária), tendo como proposta a qualificação para desempenho do Magistério Superior e para o desenvolvimento de pesquisas através de estudos regulares, teóricos e práticos, avaliados por meio de uma dissertação apresentada como trabalho final.

Em 2005, com o objetivo de atender às necessidades do mercado de trabalho na região e por aconselhamento do comitê da CAPES, o curso incorporou a linha de pesquisa Reprodução Animal e Biotecnologia – originária do extinto Curso de Ciências Veterinárias – e criou o curso de doutorado.

À época, no Estado do Rio de Janeiro, nenhuma outra universidade contemplava um programa de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) nas áreas de concentração especificamente voltadas para Clínica e Reprodução Animal.

A partir de 2006, conforme aprovado pela CAPES, o curso passou à Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Medicina Veterinária (Clínica E Reprodução Animal). Atualmente o curso possui Conceito CAPES: 5.

O Mestrado em Medicina Veterinária (Clínica e Reprodução Animal) tem o objetivo de formar docentes para o ensino superior na área de Medicina Veterinária com aprofundamento do conhecimento nas linhas de pesquisa do Programa, além do aprendizado teórico e prático do método científico por meio do desenvolvimento do trabalho final (Dissertação). Neste contexto, o Mestrado qualifica o aluno para a vida universitária e para o compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão, além de prepará-lo para a próxima etapa de sua formação acadêmica – o Doutorado – familiarizando o estudante com os métodos e as técnicas utilizados no trabalho científico; contribuindo, assim, para o aperfeiçoamento de suas atividades profissionais.

O Doutorado em Medicina Veterinária (Clínica e Reprodução Animal) tem como objetivo formar pesquisadores de alto nível, capazes de atender à expansão qualitativa do ensino universitário. Nesta etapa, o estudante tem a oportunidade de desenvolver seus conhecimentos dentro das linhas de pesquisa do Programa e de aproveitar a interdisciplinaridade proporcionada por uma estrutura curricular com integração das áreas de Medicina Veterinária. O desenvolvimento de trabalhos específicos, a dedicação e o aprofundamento no estudo do tema escolhido para o trabalho final (Tese) são priorizados no Doutorado.

Copyright 2019 - STI - Todos os direitos reservados