Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária (Clínica e Reprodução Animal) Curso Strictu Sensu

Infraestrutura

HOSPITAL DE PEQUENOS ANIMAIS

Estrutura arquitetônica moderna, com três andares, possui 07 ambulatórios para atendimento clínico, 01 de atendimento oftalmológico, 01 de atendimento cardiológico e eletrocardiológico, 01 de atendimento ultrassonográfico, 02 de atendimento para portadores de doenças infecto-contagiosas, 01 de atendimento a felinos, 01 de atendimento oncológico, 01 de atendimento a especialidades de fisioterapia e acumpuntura. São 03 salas de cirurgia de rotina, 01 para aulas de cirurgia e 01 para técnica cirúrgica (esta com moderno sistema de circuito de TV para acompanhamento a distância no auditório). Além das salas de paramentação, preparo, anestesia e de recuperação pós anestésica. Contamos, ainda, com modernos equipamentos de raio x e laboratórios de patologia clínica veterinária que realiza diagnóstico em equipamentos automáticos. O Setor de Anatomia Patológica Veterinária foi contemplado pelo edital CT-infra-FINEP com obra de adequação. laboratórios de histotécnica, imuno-histoquímica, microscopia e de necrópsia totalmente reformado dentro das normas de Biossegurança.

HOSPITAL DE GRANDES ANIMAIS

O hospital de grandes animais funciona na Fazenda-escola de Cachoeiras de Macacu para atendimento de grandes animais e também conta com currais e baias para o manejo de Bovinos, Suínos, Ovinos e coelhos. A Fazenda-escola possui, ainda, um laboratório experimental onde, no presente momento, estão sendo desenvolvidos experimentos relativos a fisiopatologia da dor e com terapia com células tronco e de biomateriais juntamente com os docentes do Hospital Universitário Antônio Pedro (humano), Instituto Pró-Cardíaco, Instituto de Traumato-ortopedia (INTO), Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

LABORATÓRIOS DE PESQUISA NOS NÚCLEOS DE NITERÓI

Atualmente contamos, em Niterói (Faculdade de Veterinária (no bairro Vital Brazil) e Instituto Biomédico (no Centro)), com 02 salas de cirurgia para pequenos animais – 03 salas de atendimento, 01 sala de raio X, 01 laboratório de patologia clinica (que contém uma sala de bioquímica, uma de hematologia e outra de informática), 01 laboratório de doenças parasitarias 01 sala de aula, 01 laboratório de virologia, 03 laboratórios de bacteriologia, 1 laboratório de estatística, 01 laboratório de histopatologia, 01 de embriões, 01 de andrologia e endocrinologia, 01 de ginecologia e obstetrícia, 01 de citogenética animal, 01 de anatomia patológica, 01 laboratório de organismos aquáticos, além de instalações na Fazenda Escola, todos equipados para aulas praticas de Pós-Graduação e Graduação e para realização de trabalhos relacionados com projetos de pesquisa e trabalhos terminais dos alunos de Pos Graduação.

LABORATÓRIO DE BIOLOGIA MOLECULAR NO INSTITUTO BIOMÉDICO

No momento dispomos, ainda, de 02 laboratórios de Biologia Molecular e 01 laboratório de Microbiologia e Imunologia.

LABORATÓRIO DE BIOLOGIA MOLECULAR (na faculdade e veterinária)

Este laboratório está sendo montado graças a captação de recursos de editais do CNPq (Edital Universal) e editais FAPERJ.

LABORATÓRIO DE ESTATÍSTICA

Atualmente o Programa de Pós-graduação conta de um laboratório de Estatística equipado com 06 computadores e softwares específicos na própria Unidade . E possui uma colaboração com dos laboratórios de estatística da Faculdade de Matemática/UFF.

FAZENDA-ESCOLA DE CACHOEIRAS DE MACACU

A Fazenda Escola da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense está localizada na cidade de Cachoeiras de Macacu, há 80 km de Niterói e possui uma área de 180ha.

A Fazenda Escola de Cachoeiras de Macacu (FECM) da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal Fluminense está em funcionamento há 25 anos, e tem como função primária, servir de campo para o Ensino, Pesquisa e Extensão. Sua missão é proporcionar oportunidades de ensino aos alunos de Graduação e de pós graduação. Para tanto, a FECM conta com alojamentos, refeitório, laboratórios, auditório, galpão para manejar os animais de grande porte e também de outros setores como cunicultura, suinocultura, ovinocultura. Recentemente, iniciaram-se as atividades do Setor de Bovinocultura Leiteira, onde diariamente são produzidos cerca de 300 litros de leite, sendo parte destinada ao consumo dos alunos da própria UFF em Niterói.

Na FECM existe um Laboratório em Pesquisa Animal que possui parcerias com diferentes Instituições, o que possibilita a realização de diferentes experimentos na área de Biomateriais e Reprodução Animal.

NÚCLEO EXPERIMENTAL DE IGUABA GRANDE (NEIG)

O Núcleo experimental de Iguaba Grande da Faculdade de Veterinária (NEIG-UFF) fundado em 1960 após doação da área por parte do Presidente JK para funcionar como granja-escola para aulas práticas da Faculdade de Veterinária da UFF. Está localizada no município de Iguaba Grande às margens da Lagoa de Araruama há 135 Km de Niterói, na rodovia Amaral Peixoto. O lugar, paradisíaco, possui uma área total de 35 alqueires com 154.000 metros quadrados dedicados a pesquisa em projetos ambientais que visam a preservação de espécies de animais aquáticos e terrestres, assim como a vegetação nativa. O local conta com centro de educação continuada e casas que servem de base para pesquisas de longa duração em animais selvagens e reprodução de organismos aquáticos.

BIBLIOTECA

A Biblioteca da Faculdade de Veterinária possui uma rede de computadores conectados à internet que estão a disposição visando a conexão com os mais modernos centros de informação bibliográfica.

A Biblioteca contém também vários indexes e periódicos científicos nacionais e internacionais, alguns oriundos de permutas com a Revista Brasileira de Ciência Veterinária, editada pela Faculdade de Veterinária da UFF. Contamos com o VET- CD, ZOOLOGICAL RECORDS CD, entre outros, incluindo o Portal do Periódicos da CAPES, muito utilizado. A biblioteca da Faculdade de veterinária é setorial e existe um considerável número de livros o acervo.

A instalação da fibra ótica, também disponível na biblioteca e nos laboratórios de pesquisa da Faculdade de Veterinária, viabilizou os trabalhos de revisão de literatura, e atualização de dados e o contato de nossos alunos com grandes centros de pesquisa internacionais. O portal periódicos possibilitou uma pesquisa rápida e eficiente.

Os alunos do Programa contam além do acervo bibliográfico da Biblioteca da Faculdade de Veterinária como acervo das Bibliotecas do Instituto Biomédico, Hospital Universitário Antonio Pedro e Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense, alem de Cds para realização de pesquisa bibliográfica e sistema integrado COMUT e BIREME com rede interligada.

Copyright 2019 - STI - Todos os direitos reservados