• Português
  • English
  • Español
  • Français

Programa de Pós-Graduação – Strictu Sensu – Universidade Federal Fluminense – UFF

Disciplinas

Bases bioquímicas dos processos patológicos

Ementa: Bases bioquímicas das doenças que determinam alterações no metabolismo intermediário e o mecanismo destas. Estudo do metabolismo glicídico, protéico e das lipoproteínas circulantes: Locais de síntese e funções. Bioquímica das alterações renais, hepáticas, pancreáticas e do sistema endócrino. Alterações das enzimas circulantes. Bioquímica dos tumores. Bases bioquímicas do equilíbrio hidroeletrolítico e ácido-base.

Nº Créditos: 2
Carga horária: 30

 

Bioestatística

Ementa: Compreensão da importância e da aplicabilidade da “Ciência e da Variação” nos problemas biológicos em geral e no campo da saúde. Desenvolvimento do método estatístico no raciocínio científico dos fenômenos quantitativos de múltiplas causas. Avaliação indireta do nível da saúde das comunidades.

Nº Créditos: 4
Carga horária: 60

 

Bioética e Bem-estar animal

Ementa: Ética, ética aplicada e bioética. Modelos de análise teórica em ética animal. A moralidade na ciência. Bem-estar animal. Interações homem-animal. Dor, estresse e sofrimento animal. Comportamento e consciência animal. Enriquecimento ambiental. Eutanásia. Ética e pesquisas com animais. Biotecnologias e bem-estar animal.
Nº Créditos: 1
Carga horária: 15

 

Diagnóstico e Controle das Doenças Infecciosas

Ementa: Estudo das doenças infecciosas de importância para a Medicina Veterinária determinadas por agentes infecciosos, especificando etiologia, epidemiologia, sintomatologia clínica e tratamento, com ênfase em diagnóstico e mecanismos de profilaxia e controle.
Nº Créditos: 4
Carga horária: 60

 

Estágio à Docência II

Ementa: Introdução às técnicas e métodos de ensino de forma a preparar o aluno para ministrar aulas teóricas e práticas, verificações de aprendizagem e elaboração de uma proposta de ensino. Discussão de problemas educacionais em medicina Veterinária em geral, com participação ativa dos estudantes sob a supervisão do professor responsável.
Nº Créditos: 4
Carga horária: 60

 

Fisiopatologia da reprodução da fêmea

Ementa: Considerações clínicas sobre anatomia, fisiologia e patologia do SGF, estudo do ciclo estral, gestação, parto e pós-parto. Manobras obstétricas e tratamento das diversas alterações reprodutivas.
Nº Créditos: 5
Carga horária: 75

 

Fisiopatologia da reprodução do macho

Ementa: Estudo da anatomia, fisiopatologia e semiologia do trato genital masculino, espermatogênese e patologia do sêmen, objetivando a seleção e tratamento de reprodutores.
Nº Créditos: 4
Carga horária: 60

 

Genética Aplicada à Reprodução

Ementa: Revisão dos aspectos genéticos da transmissão de genes com enfoque a citogenética dos animais domésticos.
Nº Créditos: 1
Carga horária: 15

 

Metodologia da Pesquisa Científica

Ementa: Introdução às técnicas e métodos da pesquisa, de forma a preparar o aluno para executar levantamento bibliográfico, elaboração da idéia e da escrita científica.
Nº Créditos: 2
Carga horária: 30

 

Métodos moleculares para diagnóstico e avaliação

Ementa: A disciplina visa trazer o que é de mais recente em anatomia patológica veterinária. Fundamentos de biologia molecular. Métodos de diagnóstico de agentes infecciosos de interesse em medicina veterinária. Aplicação das técnicas moleculares na avaliação epidemiológica e caracterização de virulência de bactérias e vírus entéricos.
Nº Créditos: 4
Carga horária: 60

 

Tópicos de afecções do sistema locomotor

Ementa: Aspectos clínicos, semiológicos, fisiopatológicos, terapêuticos e profiláticos das principais afecções do sistema locomotor de animais de produção.
Nº Créditos: 2
Carga horária: 30

 

Tópicos de bases morfológicas do aparelho reprodutor

Ementa: Estudo da histologia das alterações morfo funcionais que ocorrem nos diferentes órgãos dos animais domésticos. O estudo envolve as observações macro e microscópicas como conseqüência de processos: Orgânicos, infecciosos e parasitários. Estudo de técnicas necroscópicas e histotécnica.
Nº Créditos: 2
Carga horária: 30

 

Tópicos de bioquímica clínica veterinária. Estudo de casos

Ementa: Diagnóstico laboratorial das alterações sistêmicas. Estudo às provas de funções hepática, renal, pancreáticas exócrina e endócrina dos distúrbios endócrinos e minerais e alterações hidroeletrolíticas e ácido-base.
Nº Créditos: 2
Carga horária: 30

 

Tópicos de Biotécnicas Aplicadas à Reprodução Animal

Ementa: Estudos das biotécnicas aplicadas à reprodução através do melhoramento genético e produção animal.
Nº Créditos: 4
Carga horária: 60

 

Tópicos de cardiologia veterinária

Ementa: Aspectos clínicos, diagnóstico e terapia das cardiopatias em veterinária.
Nº Créditos: 2
Carga horária: 30

 

Tópicos de Cirurgia e Anestesiologia com ênfase a Reprodução

Ementa: Abordagem anestesiológica, reconhecimento, diagnóstico e correção cirúrgica das diversas patologias cirúrgicas da esfera reprodutiva dos animais domésticos.
Nº Créditos: 3
Carga horária: 45

 

Tópicos de clínica e patologia clínica de animais selvagens

Ementa: Aspectos clínicos, semiológicos, fisiopatológicos, terapêuticos, profiláticos e laboratoriais das principais afecções orgânicas dos animais selvagens.
Nº Créditos: 2
Carga horária: 30

 

Tópicos de clínica médica de grandes animais domésticos

Ementa: Aspectos clínicos, semiológicos, fisiopatológicos, terapêuticos, profiláticos e laboratoriais das principais afecções orgânicas dos grandes animais.
Nº Créditos: 3
Carga horária: 45

 

Tópicos de clínica médica de pequenos animais domésticos

Ementa: Aspectos clínicos, semiológicos, fisiopatológicos, terapêuticos, profiláticos e laboratoriais das principais afecções orgânicas dos pequenos animais.
Nº Créditos: 3
Carga horária: 45

 

Tópicos de diagnóstico por imagens

Ementa: Aplicação e interpretação das técnicas diagnósticas por imagem: radiográfica e ultrassonográficas. Estudo de anatomia e patologia na diagnose médico-veterinária em animais domésticos e selvagens. Aplicação das técnicas radiográficas especiais.
Nº Créditos: 3
Carga horária: 45

 

Tópicos de doenças parasitárias

Ementa: Conceito, etiologia, epidemiologia, ciclo evolutivo, patogenia, aspectos clínicos, diagnóstico, controle, profilaxia e tratamento das principais doenças parasitárias dos animais domésticos, enfatizando os animais de produção (ruminantes domésticos, equinos e suínos).
Nº Créditos: 2
Carga horária: 30

 

Tópicos de hematologia e citologia veterinária

Ementa: Estudo do eritrograma, leucograma, plaquetometria, metabolismo das células sanguíneas, das neoplasias hematopoiéticas e do metabolismo do ferro. Estudo do mielograma. Análises laboratoriais visando o pré operatório e afecções clínico- cirúrgicas. Estudo dos princípios da citologia diagnóstica em amostras de sólidas e de líquidos corporais para fins de diagnóstico em medicina veterinária.
Nº Créditos: 2
Carga horária: 30

 

Tópicos de imunologia veterinária

Ementa: Noções gerais de imunologia. Imunologia aplicada às infecções e parasitose. Imunoterapia curativa e preventiva
Nº Créditos: 1
Carga horária: 15

 

Tópicos de oftalmologia veterinária

Ementa: Aspectos clínicos, semiológicos, fisiopatológicos, terapêuticos e profiláticos das principais afecções oftálmicas.
Nº Créditos: 1
Carga horária: 15

 

Tópicos de patologia geral e especial

Ementa: Processos patológicos gerais correspondentes à reação do organismo frente a agentes agressores físicos, químicos ou biológicos. Anomalias do desenvolvimento, distúrbios genéticos e metabólicos e processos neoplasicos. Estudo das alterações morfo funcionais que ocorrem nos diferentes órgãos dos animais domésticos. O estudo envolve as observações macro e microscópicas como conseqüência de processos: Orgânicos, infecciosos e parasitários. Estudo de técnicas necroscópicas e histotécnica.
Nº Créditos: 2
Carga horária: 30

 

Tópicos em diagnóstico das doenças parasitárias

Ementa: Introdução e importância. Meios de diagnóstico em doenças parasitárias. Diagnóstico das protozoozes, artropodeoses e outras parasitoses de importância médico-veterinária.
Nº Créditos: 2
Carga horária: 30

 

Tópicos especiais em clínica veterinária

Ementa: A disciplina visa trazer o que há de mais recente em medicina veterinária por meio da utilização, em aula, de tecnologia de ponta e da abordagem dos assuntos mais importantes do momento em clínica veterinária.
Nº Créditos: 2
Carga horária: 30

 

Tópicos especiais em doenças carenciais e metabólicas

Ementa: Estudo das doenças dos animais domésticos de origem carencial e metabólica com foco no diagnóstico clínico- laboratorial.
Nº Créditos: 2
Carga horária: 30

 

Tópicos Especiais em reprodução animal

Ementa: Abordagem de assuntos emergentes, atualidades na área, mapeamento genético e clonagem gênica, mudanças climáticas e catástrofes naturais, tendências do campo da patologia e reprodução animal no Brasil e no mundo, além de problemas educacionais. Uma visão holística e contemporânea da interação homem-animal-ambiente.
Nº Créditos: 2
Carga horária: 30

 

Tumores em Medicina Veterinária

Ementa: Estudo das principais neoplasias que acometem os diferentes aparelhos orgânicos dos animais domésticos
Nº Créditos: 3
Carga horária: 45

 

Empreendedorismo, Gestão e Inovação na Medicina Veterinária

Ementa: Fundamentos do Empreendedorismo. Empreendedorismo, desenvolvimento econômico e inovação. A importância da inovação para as nações e para empresas e indivíduos. Influência dos aspectos sociais e culturais e o papel do Estado no ambiente empreendedor. O empreendedorismo como opção em qualquer carreira escolhida pelo discente. Patentes e regulações. Incubadoras, aceleradoras e investidores. O papel do empreendedorismo na gestão da carreira de Medicina Veterinária. Desenvolvimento de uma lógica, atitudes, capacidades e habilidades empreendedoras. Gestão de novos negócios, projetos e ações, dando ênfase na Medicina Veterinária. Desta forma, a disciplina visa auxiliar o aluno na construção de uma lógica empreendedora que será aplicada na área de medicina veterinária, com ênfase na clínica e reprodução animal, tanto no processo de empreendimento quanto na gestão da carreira. Ajudar o discente no entendimento do papel da inovação no contexto empreendedor. Busca também preparar o aluno para os desafios da criação de um produto ou serviço, destacando a importância de patentes, bem como a criação e gestão de um negócio, ensinando a elaborar um plano de negócio com seus elementos constitutivos.
CH: 4 créditos
carga horária: 60

 

 Tópicos em “Falando de Ciência na Medicina Veterinária

Ementa: Apresentar integralmente em inglês a importância do aprimoramento do raciocínio crítico, coerência da elaboração da ideia e da pergunta. Realização de debates científicos apresentando conhecimento crítico de ciência a alunos de Pós-graduação, para servir como base para o desenvolvimento científico de estudos. Atualização em tópicos de interesse profissional, como novas áreas de pesquisa e abordagens metodológicas multidisciplinares, focando prioritariamente em áreas relacionadas à clínica veterinária e reprodução animal. Especialistas de diferentes áreas da ciência são convidados para falar sobre suas pesquisas. Fornecimento aos estudantes de Pós-Graduação diretrizes metodológicas e competência para analisar criticamente a ciência desde a sua pergunta principal de interesse até a publicação de seus resultados, os quais devem ser embasados no método científico e na estatística.
CH: 4 créditos
carga horária: 60

 

Translate »